quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Notícias de Marivaldo

Hoje, venho prazerosamente mostrar um pouquinho do personagem, do meu querido amigo e destacado poeta Marivaldo Ernesto dos Santos. Cabra bom, sertanejo oriundo da parte paraibana do Seridó, na micro-região do rio Curumatau e também ribeiras do rio Acauã. Homem brilhante, porém, como todo artista, é incompreendido por parte daqueles que o conhecem. Ou não o conhecem com profundidade... , daí não perceberem a grandeza do seu coração e a avidez infinita por novos conhecimentos; e a praticidade da rapidez do seu brilhante raciocínio. Marivaldo, na sua imensa bondade, jura com segurança que ainda somos primos. Talvez ele tenha razão. Afinal, todos no seridó terminamos por sermos resultado do cruzamento de umas poucas famílias, que desbravaram aquelas terras nos primórdios da nossa Nação. Somos todos aparentados.

Outro dia, recebi um email do grande vate do Cuité, que cuidava, entre outras coisas, da saúde daquele seu organismo sexagenário. Achei-o interessante. Observem:



De:

marivaldo ernesto dos santos
Para:
Os amigos e o mundo
Data:
Quinta-feira, 14 de janeiro de 2010 17h56min.

"Não vou morrer do juízo como queria Juvino Pereira, que aconselhara Lula Bostino a me internar em Pindobal, para curar minha loucura; como fizeram com Jário Souto, meu irmãozinho. Fui salvo por Dr. Manoel Guimarães que me internou na LUBIANCA do Salesiano do Recife.
Não vou morrer do coração, depois dos reparos feitos pelo Dr. Cleanto; que lubrificou as porcas, stentes, arruelas e arrebites do relógio velho...
Não vou morrer de câncer..., depois da capação prostática feita com sucesso pelo Dr. Bastos. Nem vou morrer de outras murrinhas, pois que, estas, sei curar com mastruz, limão e reza.
Não vou morrer de piorréia, depois que Dr. Givaldo Soares, revisou a cacaria.
Vou morrer, sim! Dos cigarros que fumei há vinte anos atrás!
Pode ??? Puta que o pariu!!!
Já ameacei a minha pneumologista:
Se ela não resolver meu problema, eu vou procurar EDIR MACEDO... Ou talvez, procurar Chica Caxiado.
Vou mesmo!!! Se vou?"

Natal-RN, 20/Jan./2010.
Gibson Azevedo - poeta.

2 comentários:

Poeta do Penedo disse...

Se existem doenças que estão nas nossas mãos evitar, uma delas é o cancro de pulmão provocado pelo tabaco. No caso do seu primo é uma triste ironia ter sobrevivido a tanto problema grave, e não ser capaz de vencer o seu grande erro. Mas este péssimo hábito só o compreende bem quem dele sofre. Eu fumo há 36 anos. Nunca fumei um maço de tabaco por dia, é certo, mas fumo há mais de três décadas. Tudo está na nossa cabeça. O tabaco tem sido meu companheiro, tentando sempre que o seja com moderação.
A pneumologista do seu primo por certo que não vai querer perder um cliente.
Um forte abraço português.

Gibson Azevedo disse...

Nós os fumantes, posto que fumei 27 anos da minha existência já em fase de contabilização, sabemos o quanto é difícil banir um hábito pernicioso como o tabagismo. Marivaldo também reconhece, o quão sem eficácia se torna, romper com o vício, quando existiram décadas de agressão ao indefeso organismo. Admiro-o, pelo teor jocoso que ele deu ao seu dilema. Grande homem, este marivaldo!
Meu Caro F. Gomes, tenho que dizer que já passastes da época e, empurrastes com a barriga a decisão de parar, de vez, com hábito de "pitar".
Tome tenência, caro amigo!
Forte Abraço - sem o ranço e o mau cheiro do sarro - deste de cá, do seu ocidente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...