quinta-feira, 10 de junho de 2010

O valor de amizade




Eu tenho um grande amigo de qualidades invulgares, que, mesmo eu não professando a doutrina espírita, considero-o um espírito iluminado, com uma enorme aura escancarada à visão dos mais sensíveis, que com ele mantém algum tipo de contato. Refiro-me ao Dr. Reinaldo Azevedo, Cirurgião Dentista com doutorado em saúde pública; portanto, dispensável, é, enaltecê-lo nesta área. Além disto é um excelente músico, exímio instrumentista; encabeça há uns vinte e tantos anos a “Banda dos Anos Sessenta”, grupo musical de comprovado sucesso. Nas artes plásticas nos surpreende, sobremaneira, trilhando-as por alguns dos seus vários caminhos, como: a escultura, a pintura, a gravura, pirogravuras, etc. É um chargista com pouquíssimos concorrentes, dado a perfeição dos seus trabalhos. É um colecionador perfeccionista, renovando, dando vida e verniz novo a muitos objetos que ofuscaram-se ou perderam-se nas voltas do tempo e caíram no esquecimento de dias pretéritos.
Entretanto, não se questiona, que a maior qualidade do amigo Reinaldo seja a sua vontade de servir ao próximo, ser solidário e amigo nos momentos mais adversos e inesperados. Seu maior compromisso é conosco: os seres humanos. Sempre pronto a ajudar com a verve de sua arte, não furtou-se em decorar, com um pequeno painel de charge, a nova pintura de um simpaticíssimo reduto boêmio desta Natal de mil poetas: o bar do Mário Barbosa – ambiência localizada no começo do altiplano que dá forma ao tradicionalíssimo bairro do Barro vermelho. Bravo! Limpo e honesto é o seu traço! Retrata a vida com os defeitos e virtudes que conhecemos. E note-se: gostamos de muito rir de nos mesmos! Nada mais humano...
* * *
Décima poética em homenagem à inauguração do painel de charge, do grande artista plástico Reinaldo Azevedo, no “charmosíssimo” e boêmio Bar do Mário Barbosa:

“É do Reinaldo Azevedo:
O painel a retratar,
Essa fauna elementar,
Com traços de meter medo...
Foi feliz no arremedo,
Nas charges, caricaturas...
Que foi fazendo, às escuras...,
Foi retirando do armário,
Figuras do bar do Mário
E colocando em molduras!”

Natal-RN,05 /Junho/2010 (Gibson Azevedo – poeta.)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...