segunda-feira, 12 de julho de 2010

Está todo mundo louco. (Saudades de Caicó)


Está aproximando-se o período no qual o sertanejo cultua e comemora com sincera alegria a festa da Nossa Senhora Santana. Um ato de fé, impar, das populações deste Nordeste rural. Sou urbanizado há quarenta e tantos anos, é fato. Assim mesmo, bate-me uma pouco dissimulada saudade de dias antigos, daqueles festejos vividos numa Caicó bem mais provinciana que nos dias atuais. Tudo que diz respeito a Caicó é do meu interesse. Querem ver? Sigam-me:


Está todo mundo louco.

...Não é de hoje, alguns sinais de degeneração humana. Ocorre-nos lembrar, um acontecimento bizarro que testemunhamos no início da adolescência, lá pelos anos sessenta, na então provinciana cidade de Caicó-RN. Alguns rapazes, já barbados, filhos de famílias ilustres daquelas paragens, resolveram, num final de noite de domingo, sob o efeito de alguns psicotrópicos deglutidos com cachaça, desfilarem despidos pelas mau iluminadas ruas daquela cidadela. O propósito daqueles peladões andarilhos, era cortar a cidade ao meio, pela sua principal Avenida, com aquele cortejo indecente. Ao aproximarem-se do Mercado público, local melhor iluminado, onde existiam algumas barracas nas quais vendiam-se bebidas, cigarros e alguns humildes repastos, causaram surpresa aos noctívagos e bêbados contumazes, assíduos aos arredores. Alguns deles, a princípio, desconfiaram que a aguardente que os barraqueiros estavam retalhando, não era de boa procedência; e, ficaram a conferir a translucidez das mesmas contra o reflexo das mortiças luzes.

“- Ôpss! O qué qué isso malandrage? Qui canalhismo é esse?” – Gritaram alguns.

“- Êpa cabra, eu vou chamar a puliça!” - Protestaram outros, em tom de ameaça. O fato é que entraram rapidamente em contato com o quartel de polícia, pois numa praça de carros de aluguel que ficava ao lado do Mercado existia um telefone público; e sendo o citado quartel situado próximo ao local do delito, não tardou a serem detidos e recolhidos à delegacia. Dormiram no xadrez!

É comum nas regiões pré-desérticas, apesar do calor inclemente que faz durante o dia, fazer um relativo frio durante a noite, acentuando-se pela madrugada. Devido a isto, é compreensível que tais adeptos dos primórdios do nudismo sertanejo, clamassem, sem sucesso, ao Capitão Durval Siqueira, que mandasse alguns soldados às suas casas pegar, com os seus familiares, algumas roupas para protegerem-se do frio. O delegado negou, secamente:

- Não! Vocês não queriam andar nus? Agora aguentem!

No outro dia, logo cedo, os liberou. Não, sem antes os ameaçar com processos, reclusões e tudo o mais..., admoestando-os exemplarmente. Na realidade, quem mandou libertá-los foi o Juiz de Direito da Comarca de Caicó: o Dr. João Marinho. Sujeito bem-humorado e amigo das famílias dos desinibidos donzéis. Aquele Magistrado recebeu a inusitada notícia às gargalhadas; muito embora o fizesse informalmente.

Este fato ocorreu em meados do século passado, numa província que, ainda hoje, não se detecta na maioria dos mapas.

* * *
Algum tempo depois, surgiu uma música - se é que pode-se assim chamar -, que tinha a um refrão, que dizia:

“ - Ta todo mundo louco!” E uma canalha respondia, em coro:
“ - Ôôôba!”


Natal-RN, 02 de julho de 2003.
Gibson Azevedo da Costa.

7 comentários:

Poeta do Penedo disse...

Meu carissimo amigo Gibson Azevedo
aqui estou, rindo, como sempre, com mais uma crónica, das muitas que chegam a esta Europa, dando-nos a conhecer, por mão cheia de beleza e mestria, os segredos desse Brasil profundo.
Meu caro amigo, nestes dois meses e meio de ausência muita coisa foi acontecendo neste país, nesse país, neste mundo. Aqui, a mais triste (além da pobreza que nos ameaça com dentes arreganhados e hediondos) foi a morte do nosso prémio Nobel- José Saramago. Deixou-nos uma imensa e riquissima obra, mas é triste saber que daquela fonte não mais brotará pinga de criatividade. Que miséria, quando as fontes que matam sedes secam.
Depois...depois temos meio mundo parado com a atenção centralizada na África do Sul. Pelo nosso lado, mesmo com um 7-0 à velha Coreia do Norte (que daqui a outros 44 anos irá tentar a desforra de 2010 e 1966), soube-nos a pouco, muito pouco. A explosão do cristiano Ronaldo só irá acontecer quando voltar a jogar no Real Madrid, porque jogador de selecção ele não é. Nós e vocês fizemos um jogo amigável, no fundo um jogo em que se jogou o que se sabia, e pelos vistos sabia-se pouco.
Fiz uma travessia do deserto, um daqueles desertos que nascem de uma miragem.
Obrigado meu caro amigo pela preocupação demonstrada, pelo carinho expresso, pela amizade que brotou das suas palavras amigas.
Um grande abraço deste seu muito amigo lusitano

Fareleira Gomes

Mari Amorim disse...

Caro amigo Gibson,
cheguei aqui,através das lindas palavras deixadas no Blogue do querido amigo Poeta do Penedo,chegando aqui,me vi diante,de
um pensador.Estou seguindo esse espaço,e certamente saio daqui,mais rica de conhecimento.
Boas energias,
Mari

Gibson Azevedo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gibson Azevedo disse...

Dos Lusos espero tudo, menos o silêncio. Silentes vocês nunca foram, pois que, carrancas afônicas, são mais caracteristicas nos Franceses. Então, meu caro Fareleira. "nunca mais" nos faça um desserviço destes. Uma maldade!
Um conselho: quando você quizer ausentar-se, visto ser de seu direito, não esqueças de, com antecedência, postar algumas linhas acaulteladoras aos seus amigos, para que estes(nós) não fiquemos com caraminholas descabidas nas nossas cabeças. Afora isto, resumo mandando-lhe, desde cá das "Terras de Santa Cruz", um forte e amigo Abraço.

Gibson Azevedo disse...

Sim! Amigo Fareleira! Ia me esquecendo!... Sou um assíduo "ledor" - leitor - do grande José Saramago. Este, vai nos deixar saudades... Destaco da sua obra, "O ano da morte de Ricardo Reis" - uma homenagem pústuma ao grande poeta Português Fernado Pessoa. Repito,vai nos deixar saudades..., porém, cuido, estar ele, muito bem acompanhado. Não será, este grande pensador,da mesma Terra de Camões?
Grande abraço.

Gibson Azevedo disse...

Caríssima Mari Amorim, sinta-se em casa sempre que acessares ao meu humilde blog. Adentre-o e comente a vontade, me dá muita satisfação.
Abraços de Gibson.

Mari Amorim disse...

O Amor nunca deverá ser responsabilizado por dores,perdas ou danos e tem amplos poderes para neutralizar todas as batalhas, sejam elas emocionais, familiares ou sociais...FELIZ DIA DO AMIGO,
Obrigada pelo carinho.
BOAS ENERGIAS!
Beijos,
Mari Amorim
Brincando Com a Rima

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...