segunda-feira, 4 de maio de 2015

Na marcha batida do tempo.




Na marcha batida do tempo.
Hoje, dia 1º de maio, me dou conta que completou-se um ano de saudades, um período completo sem o meu compadre Mano (Justiniano Siqueira). 
O grande tribuno romano, Cícero, em um dos seus muitos ensaios filosóficos, disse-nos que a amizade é o maior dos sentimentos humanos, pois que nos é dado e, ou doamos gratuita e espontaneamente a pessoas que admiramos, ou que se nos admira; fato que acontece natural e perenemente, sem cobranças ou logro arteiros que visam tão somente vantagens espúrias. Assim falou o grande filósofo latino:
"...em meio à infinita sociedade do gênero humano, que a própria natureza dispôs, um vínculo é contraído e cerrado tão intimamente que a afeição se acha unicamente condensada entre duas pessoas, ou raramente mais que duas..."
" Os doutos estão habituados, sobretudo os gregos, a que lhes coloquem questões que eles debatem quanto se quiser na mesma hora. Por conseguinte, para explorar o que se pode dizer sobre a amizade, penso deveríeis interrogar aqueles que fazem profissão de fé desse tipo de exercício. De minha parte, tudo o que posso fazer é vos incitar a preferir a amizade a todos os bens desta terra; com efeito, nada se harmoniza melhor com a natureza, nada esposa melhor os momentos, positivos ou negativos, da existência."
A amizade
Marco Túlio Cícero (44 a C.)
O sentimento da amizade, assim como a música e a poesia, parece-nos ser um dos meios mais fácies de comunicação com o divino (divino, entenda-se a força criadora da mãe natureza). A amizade é uma atração, um amalgama de valores que se somam no relacionamento humano, que se fortalece com o tempo. E é válido para toda a vida. Visto não esmorecer com as ausências naturais dos hiatos da presença física que a vida caprichosamente nos submete.
Assim, assim, a amizade que tinha para com o meu querido amigo Justiniano, creio hoje, surpreendentemente, se estenderá para além da vida, pois que ainda sinto-a com a mesma intensidade.
Abraço saudoso a sua memória, amigo Mano.
Natal-RN, 1º de maio de 2015.
Gibson Azevedo – poeta.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...