quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Eu não troco meu Oxente, pelo OK de ninguém!


Ariano Suassuna


                            Existe um assunto que está fazendo o maior sucesso atualmente em alguns Sites e Blogs, os mais acessados. Caiu na graça (gosto, preferência) do povo. Trata-se de uma frase que o decano, o intelectual de louvável cerne nativista, Ariano Suassuna proferiu, entre muitas de excepcional sabedoria que o mesmo enuncia nas suas “aulas espetáculo”, que acontecem sempre muito concorridas por todo o território deste “Brasil sem porteiras”. Por ter nascido na Paraíba e educado em Pernambuco onde mora até hoje, mantém-se fiel às nossas manifestações culturais, aos costumes, mesmos os mais arcaicos que dizem respeito as nossas raízes, dos primórdios da nossa Nação. Até os valores dos nossos ancestrais indígenas tem a simpatia deste grande homem de letras. Ele não é, como diz sempre, contra a cultura estrangeira que venha somar beneficamente valores ao nosso patrimônio cultural. Ele abomina sim, aos modismos deletérios que nos apequenam, intencionalmente, ante outros povos sem escrúpulos, tanto no nosso idioma como nos nossos costumes. Em outras palavras, trejeitos alienígenas que nos descaracterizam.   Pois bem, numa destas oportunidades o velho Ariano disse orgulhosamente: “Eu não troco o meu Oxente, pelo o Ok de Ninguém!”
                   Aqui, na minha modesta condição de humilde poeta, cuidei oportuno glosar usando o espontâneo mote. Observem:

Mote:
             Eu não troco o meu “oxente”
             Pelo o “Ok” de Ninguém
Glosa:
             Só se eu fosse um demente,
             Metido à besta, um frescote...
             Mesmo lanhado a chicote 
             Eu não troco o meu “oxente”.
             Sou um homem diferente,
             Nem a tudo digo amém...
             Ouço com muito desdém ,
             Um falar desaprumado...
             Não vou ser apalermado
             Pelo o “OK” de ninguém!


                  Natal-RN, 12/dez./ 2011.
                          Gibson Azevedo – poeta.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...