quarta-feira, 26 de outubro de 2022

 



                                                                    

                                                                Tempos Marcantes


                           


                             Como é bom e prazeroso ler com minudências e atento aos detalhes de uma memória privilegiada como a do amigo Manoel de Medeiros Britto, que mesmo sendo um nonagenário não perdeu-se nas curvas do tempo, mantendo cuidadosamente vivas estas preciosidades nas suas lembranças de um homem maduro. Fatos importantes, assim como os corriqueiros, mantiveram-se com intensa vivacidade no recordo deste admirável ser humano. As imagens, os fatos, chegam-lhes como se os quartéis do tempo não já houvessem ocorridos. Alguns há várias décadas. Não são clarões fugazes, como pequenos lembretes que acontecem por acaso, e sim, imagens contínuas que peremptoriamente brotam quando se fazem necessárias, destas reminiscências tão agradáveis que Manuel decidiu publicá-las. 


                      Cuido que o amigo relutou muito em torna-las públicas, com receio talvez de ser confundido com figuras menores, tão comuns na nossa província - esnobes e pedantes, às escâncaras. Sei que hesitou em documentar os seus tão conhecidos e apreciados dizeres. Eu sou daqueles que o incentivaram, por alguns anos, no lançamento deste inestimável livro de memórias, já que o Doutor Manoel sempre esteve presente aos principais fatos políticos de nosso Estado e alguns no âmbito federal, como se, a Providência sabedora da capacidade de memorização deste seu filho iluminado, não o privou de presenciar por várias décadas acontecimentos importantes, e, deles, participar ativamente como é dever de todo homem público. Sempre que encontrava alguém da sua família, brincava perguntando:  - e o lançamento do livro, quando é? Esse negócio é de rôsca? (Assim, deste modo, perguntavam antigamente os nossos conterrâneos seridoenses quando se deparavam com atitudes ou projetos que não tinham fim e que, evidentemente, nunca eram concluídos). Finalmente, depois de alguns percalços, aquela demora julgo que ocorria por conta do caráter perfeccionista que o acompanhou por toda sua vida, nas muitas funções públicas e privadas que assumiu. E para satisfazer o nosso interesse, e empenho público, eis que temos em mãos o exemplar de “Tempos Marcantes”, documento inconteste do viver republicano do nosso povo. Bravos Manoel! O seu livro é uma joia rara!  Destes que persigna qualquer estante de livros dedicados e história universal, tornando-a fonte de pesquisa para qualquer interessado em sorver conhecimento sério sobre a vida pública deste citado período republicano.

             Felizardo sou, em ter recebido de vossas mãos esta relíquia da nossa literatura.  Vale a pena folhear com cuidados os seus argumentos sobre nossa história contemporânea.

                    Agradecido estou, Doutor Manoel de Medeiros Brito. Ah! Se estou! ...

                      

                                  Natal-RN, 25 de outubro de 2022

                                         Gibson Azevedo da Costa.















Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...