segunda-feira, 4 de abril de 2011

A última raspadinha do tacho em boca livre.

                 Por último, calha-nos lembrar a figura impar de Leopoldo Azevedo, um dos proprietários do Sítio Pau ferro, sendo dos mais dignos representantes da família fundadora daquela comunidade, daquela povoação. É de conhecimento de muitos que, certa vez, Leopoldo contratou os serviços de Janduí, filho de Zé do Galo, para que ele fizesse uns concertos numa cerca de arame farpado da sua propriedade. Havia por trás do acude, naquele período do ano, várias mangueiras frutificando; e uma delas em especial, estava com uma carga enorme, fora do habitual. Janduí apontou para ela e perguntou:
                                                                        - Seu Leopoldo! Eu posso comer umas manguinhas?
                 - Pode! Mas num é pra istragar, não! - Respondeu  a contragosto o avaro rurícula.
                Aquele troglodita subiu na fruteira e começou a devorar uma grande quantidade de frutas. A um tempo, só se ouviam as pancadas surdas das cascas e dos caroços que caiam daquele pantagruélico festim. Dizem que o solo, subjacente à árvore, ficou atapetado pelas tais escórias.
                No sábado seguinte, dia de feira livre na sede do município, Leopoldo foi abordado por um conhecido e amigo que, por troça, perguntou-lhe se Janduí havia comido umas manguinhas no seu Sítio... Leopoldo com sua voz arrastada, característica dos Azevedos mais broncos, respondeu:
                 - Cumeeu!  Aquiilo é um biiicho! É parente de cavalo!...
                                                     *        *         *        *
                   À propósito..., dizem que a diferença  entre alguns Padres e os cavalos, é que, estes últimos não sabem se benzerem  antes de se alimentarem, Os primeiros, benzem a comida a si mesmos com umas mesuras ensaiadas e, comem até "abrejar".


                   Natal-RN 04 de abril de 2011.
                           Gibson Azevedo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...