segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Está rindo de quê?



                                  Uma lástima! Está cada vez pior o leque de opção para o cidadão brasileiro escolher e depositar o seu voto de confiança, em algumas das figuras que se nos apresentam como candidatos, nesta eleição de cunho municipal, em todo o nosso País.  O que mais se vê no horário eleitoral gratuito são homens e mulheres, por demais despreparados, sem possuírem a menor noção do que seja bem representar os interesses dos seus conterrâneos, que, porventura, confiarem nas suas cantilenas.  Parece até que a função de vereador passou a ser um excelente meio de sobrevivência para o número cada vez maior de párias, que somente visam os salários exorbitantemente altos, que deixam, tal choldra, vivendo nababescamente à custa do pobre erário. Sabemos, com inveja, que em outras nações o vereador, membro do parlamento municipal, nada recebe para ter a honra de representar aos seus co- munícipes. Geralmente, são pessoas bem sucedidas nos seus afazeres pessoais e profissionais,  que em certa fase da sua vida adulta recebe a sugestão de pessoas de destaque, para colocar o seu nome à apreciação eleitoral, no evento democrático que vulgarmente conhecemos como eleição. Havendo êxito e a escolha se consumando, o cidadão, gratuitamente, dispõe uma parte do seu tempo e, quase como se fosse a holocausto, dedica-se imparcialmente na ajuda de gerir a coisa pública. Parece até uma estória de trancoso, mas é a pura verdade!
                                    Aqui no nosso país que, infelizmente, no tocante a política, não passa de uma república de bananas, paga-se altos salários a uma edilidade despreparada, e que, como temos constatado nos últimos tempos, também se porta de maneira desonesta vendendo-se a qualquer cantada espúria, cortejos que vão em sentido contrário aos reais interesses da coletividade. Vendem-se!... E negam! Mesmo quando são pegos com as “calças arriadas”, negam até “diamante virar chumbo”. Mesmo quando são condenados pela justiça comum por crimes peculato, lavagem de dinheiro, ete., etc., negam e desinibidos, e com a  cara mais sem vergonha aparecem, no período pré-eleitoral, em painéis bem trabalhados e altamente retocados, sorrindo, debochando de nós, pobres mortais, na certeza de mais uma vez enganar o inocente povo brasileiro. 
                          Precisamos dar um basta nesta pouca vergonha! Eu mesmo, tenho repugnância  quando vejo a fotografia de algum destes “sabidões”. Não controlando a de muitos e a minha indignação, pergunto:  - Está rindo, de quê!...


                                         
  Está rindo de quê?


Ta rindo de quê, Cabrão?
Sorrelfa, mostrando os dentes...
Sei que desdenha das gentes,
Com seu jeito canastrão
De perjuro histrião,
Mandrião de carteirinha
Que adora uma panelinha
Apipada de ladrão,
Pra saquear a Nação,
Depenando-a todinha.

Agora nesta eleição
Vens mostrando simpatia,
Esbanjando alegria...
Mereces a indagação:
Ta rindo de quê, Cabrão?
Ta querendo o meu voto?
Nem por controle remoto!...
Políticos de mente suja,
“Cladisteu ou Azambuja”,
Fé em vocês eu não boto!

Ps. Ta rindo de que, Cabrão?

Natal-Rn 30 de agosto de 2012.
Gibson Azevedo – poeta e eleitor.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...