terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Passou um Pitú em todos...

                        Eu não gosto de políticos!... Justifica-me  o fato de todos eles serem dissimulados e passarem ao largo dos limites da verdade. O homem íntegro raramente logra êxito neste segmento de atividade humana, ficando  o sucesso fadado aos mais manhosos e venais, qualidades reprováveis que caracterizam famílias inteiras. Cuido não estar dizendo nenhuma novidade. Este é um assunto corrente no meio das pessoas que são tida com formadores de opinião. No nosso Estado, o Rio Grande do Norte, temos vários exemplos de clãs de preguiçosos, nos quais, a maioria dos que os compõem jamais se submeteram a uma decente rotina de trabalho, tampouco se esforçaram nos misteres de prestadores de serviços, como os profissionais liberais. Um ou outro componente destes ajuntados familiares se destacam  nos afazeres supracitados. São exceções à regra.
Pensativa... Talvez engendrando o "mal feito".
                          Certo dia, recebi um email de um amigo de infância no qual ele criticava a nossa Justiça, por esta não punir com veemência e com a urgência que estes casos carecem, gestores desonestos e incapazes que, escorados em promessas vãs e banais palavras de ordem, conseguem chegar ao posto mais alto na chefia de uma cidade, de um estado ou de um país. Temos o caso recente da última gestão municipal, quando uma senhora de carreira política obscura conseguiu lograr êxito e eleger-se prefeita de Natal, com um slogan de que era a vitória e voo de uma  borboleta, quando na realidade, ela e o seu partido, não tinham plano algum para a administrar nossa cidade, e em quatro anos, praticamente, destruíram  o que muitas administrações que a antecedeu havia realizado.  Se é loucura ou ruindade, não se sabe ao certo. Pode até ser as duas coisas, visto o vilipêndio ao erário que tornou-se evidente  no período destes nefastos  quatro anos.
Êêê.. Prefeita. Nem rezando você lava a sua culpa!...

                               Este meu indignado amigo nos mostrou um poema feito por uma poeta popular, no qual, algumas sextilhas e as vezes septilhas terminavam sempre com o mesmo mote: " Passou um Pitu em todos / e nada fez pelo povo."  Este é mote perfeito - setissilábico.  E como eu também estou muito revoltado com os desmandos  da ex-prefeita, apesar de não ter votado nela, meti o meu olhar de poeta e com o mesmo mote glosei:
Mote:
             Passou um Pitu em todos
             E nada fez pelo povo.
 Glosa:
             Raspou o erário, a rodos,
             Depenou o município...
             Micarla, desde o princípio,
             Passou um Pitu em todos.
             Foi o pior dos engôdos:
             Dos antigos ao mais novo...
             Não teve o menor estorvo
             Ou remorso de roubar,
             Mentir e caluniar,
             E nada fez pelo povo!


     Natal-RN, 02 de janeiro de 2013.
            Gibson Azevedo – poeta.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...