sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O protesto da cigana

Um sujeito espirituoso, Mané de Afro, ao chegar, certa manhã em dias idos, na farmácia do Sr. Severino Chóle no Município de Ouro Branco-RN, encontrou um movimento maior do o que o de costume, devido a presença de uma cigana que estava lendo as mãos (a sorte) de algumas pessoas presentes; e mais, fechando o corpo de algumas contra a inveja, mal olhado, quebranto, etc. Nisto, aproxima-se dele a insinuante cigana e pergunta: " o ganjão num qué saber do futuro, não? E fechar seu côipo? eu também faço! "
-Ah bom! , e a sinhora fecha côipo, é? Apôi,eu queria que a sinhora fechasse o meu... - comentou, com sarcasmo, o gaiato do Mané. Mané tinha como característica uma facilidade enorme para soltar peido. Bastava querer... A cigana carregou Mané para detrás de uma porta para melhor ludibriá-lo, e começou em bom romani com aquela algaravia medonha: o ganjão vai ser muito feliz...,vai fazer uma grande viagem...,vai aparecer um grande amor na sua vida ... E por fim, fez uns sinais místicos no corpo de Mané, pela frente e por trás.
Quando a cigana já estava com a mão estirada para receber a sua paga, Mané perguntou: - Qué dizer queu tô cum côipo fechado? É garantido?
-É garantido!... Nada, nem entra nem sai do côipo do ganjão. Foi aí que Mané soltou um sonoro e caprichado peido, fazendo o seguinte comentário: - Êpa!... Parece que num tá muito garantido, não! A sinhora tá vendo qui tem pelo menos um lugar qui ta vazano, né?
A cigana de pele encarquilhada pelos rigores do sol, demonstrando no seu ar de desleixo a experiência adquirida de mil vidas, sentiu-se ultrajada por cair no grotesco trote; tremeu de raiva, deu uma grande “popa”, e cobriu Mané de desaforo e pragas - as mais medonhas que ela pode imaginar-, e retirou-se muito ofendida do ambiente de galhofas que tornou-se, momentaneamente, a farmácia do Sr. Severino Chóle. Bem meus caros, por hoje é só. Abraços e inté mais vê!-----
Do amigo Gibson Azevedo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...